sábado, 16 de julho de 2016

Matéria | Rap de Direita



Primeiramente, o intuito da postagem é a ampla reflexão sobre o tema proposto, de maneira alguma julgando o pensamento político aderido de ambas a partes.

Sabemos que a música é o reflexo da vida do artista, uma vez que na maioria das vezes, a música é usada como ferramenta de expressão pelo mesmo, dando voz a seus problemas, questionamentos e conclusões. É sabido também, que no RAP, este tipo de posicionamento acaba por acontecer mais vezes, de modo que a maioria dos artistas (MC's/Rappers) tem algum posicionamento político declarado ou é engajado em determinados movimentos socais.

Com a bipolaridade política atuante no Brasil hoje decorrente da fragmentação do pensamento - ou você é tucano ou você é petista - o pensamento a cerca da política se tornou um tanto quanto limitado e a música tem sido usada como principal canal desta bipolaridade, surgindo assim, alguns raps que trazem o ideal direitista.

Exemplo de rap de direita:

Mr. Gângster - Bolsonaro, o Messias


Legião Azul - Se Essa Rua Fosse Minha





Muitos dizem que um "rap de direita" é algo que trás afronta, pela controvérsia com a Cultura Hip Hop e sua história, porém, é sabido entre nós, partes do movimento, que o movimento Hip Hop preza pela liberdade de expressão acima de tudo, desta forma, é concebível sim haver raps de direita, o que não vemos na maioria deles são argumentos convincentes que provem realmente a ciência de tudo que está sendo dito, ou seja, é uma mera reprodução mecânica dos discursos vazios partidários, e isso é realmente muito triste.

Seja de direita, seja de esquerda, seja centro ou apolítico, tenham ciência que ao tocar em assuntos complexos como política, é necessário um certo embasamento em sua fala, para a mesma não cair em contradição ou se tornar um discurso vazio. O rap não precisa ser filosófico ou metafísico, as pessoas tem liberdade de falar o que querem, da maneira que acharem conveniente, mas não exija dos ouvintes uma aceitação de sua ideia, uma vez que ela não tem embasamento que provem sua afirmação, se é falar por falar, façam no facebook como se tornou rotineiro.

"Que volte a época que os MC's eram mais politizados."
- MC Marechal


Viva o Rap!

Escrito por: BRANKOBRAN





Nenhum comentário:

Postar um comentário